Um Ato de Coragem (2002)

Escrito por em Dec 29, 2010 na categoria Drama | Comments

Backstreet boys, frontstreet boys e sidestreet boys de plantão…

Essa semana colocaremos em seus cerebros filmes de um cara que respeito muuuuito. O nosso querido Denzel. Quando sei que um filme é com o Denzel, pra mim já é meio caminho andado pra correr pro cinema.

Apesar de não achado O seqüestro do Metro 1, 2, 3 e O livro de Eli La essas coisas, ainda continuo sempre esperando novidades dele.

Então vamos aí a um filme de 2002, um belo drama com ação.

John Quincy Archibald (Denzel Washington), um pai e marido cujo filho, Michael (Daniel E. Smith) é diagnosticado com um cardiomegalia (uma parada sinistra no coração) e descobre que não pode receber um transplante pois o seu seguro de saúde (do tipo HMO) não cobre a condição. Ele tenta de tudo pra ajudar o filho, pede doações, vende tudo que pode, mas não chega nem perto do valor. E pra piorar a chefe do hospital Rebecca Payne (Anne “bonita demais pra ser lesbica” Heche) e o medico responsavel, Dr. Raymond Turner (James “QI gigante do caramba” Woods) so se importam com a questão financeira, e por isso vão transferir o garoto do hospital, o que basicamente decretaria a morte do menino. Desdesperado, e pressionado pela mulher John se pergunta até onde iria para salvar seu filho, e toma uma atitude louca: Sequestra o medico e a tira colo algumas pessoas que estavam na sala de espera com o objetivo de que o nome do filho dele seja posto na lista para receber uma doação.

E aí o filme gira em torno da relação que se cria com as pessoas sequestradas e o drama de John, alem da policia la fora liderada pelo negociador Frank Grimes (Robert Duvall) que tenta arrumar as coisas e pelo chefe de policia puxa saco Gus Monroe (Ray Liota) que quer invadir de qualquer jeito.

No fim das contas, depois de tudo, John decide se matar e dar o seu proprio coração pro filho. E o doutor concorda em salvar a vida do filho. So que na hora que ele ia atirar, chega a noticia de que um coração compativel havia chegado (no filme todo vemos umas cenas com uma mulher sofrendo um acidente de carro. É esse coração que chega pro garoto)

No fim, a operação é feita, o garoto sobrevive, o negociador consegue prender John e ele é condenado a um tempinho na prisão (não lembro quanto tempo agora, desculpem a falha) mas vai feliz porque salvou a vida do filho.

CURIOSIDADES:

-o Diretor Nick Cassavetes aparece rapidamente numa cena, como um reporter no julgamento de John.
-A cena em que a mulher de John, Denise o chama do hospital, teve de ser refeita porque ela estava com o vestido errado.
-A cena onde John e a esposa assistem um discurso de George W. Bush falando sobre plano de saude, foi gravada tambem com Al Gore, pois o filme foi lançado na epoca das eleições e não sabiam quem seria o vencedor.
-John Q, titulo em ingles de Um ato de coragem, era pra ser o titulo original do classico de 1941 Cidadão Kane.
Be Sociable, Share!